quarta-feira, 21 de julho de 2010

Memory Sketch

E aí, Arteiros! Como vão vocês? Ja fazia um tempinho desde a minha última postagem, mas aqui estou eu novamente. Yeah! I'm back!!!

Então, a postagem de hoje é um sketch de memória ( memory sketch ) que eu fiz de uma senhora que eu vi na rua enquanto eu tinha saído pra fazer qualquer coisa. Esse é um exercício bem gostoso que eu estou fazendo novamente pra me manter afiado.

A primeira vez que eu ouvi falar deste exercício foi com o Character Designer Stephen Silver, o qual admiro muito. E é bem simples de se fazer, só requer regularidade: aonde quer que você vá, seja no parque, mercado, fila de banco, ônibus, enfim, observe as pessoas ao seu redor e escolha uma que, pra você, tenha características únicas e distintas e tente memorizá-la. Você não precisa ficar encarando a pessoa, pois assim você pode correr o risco de ser agredido. Uns 30 segundos ja é o suficiente ( é claro que você vai levar mais tempo se a figura que você escolheu for bem atraente e você vai memorizá-la mais fácil, heheh). Tente memorizar as formas que compoem a pessoa, a maneira dela agir, de se vestir, enfim. Assim, quando você estiver em casa, ou no trabalho, sei lá, pegue uma folhinha e um lapizinho, e comece a desenhar o que você memorizou. Você não tem que se comprometer em criar uma obra prima aqui. É pra ser rápidão mesmo. Afinal, isso é apenas um exercício; um exercício bem divertido por sinal! E a regra é essa: se divirta!

É isso aí, galera! Espero que tenham gostado desta dica e tentem implementá-la em sua rotina. Garanto que vocês vão gostar!

Um abraço a todos e até a próxima!

Ah! Ja ia me esquecendo! Tem uma galera que também faz essa brincadeirinha, e montaram um blog sobre isso: o Sketch Club. Visitem lá e se divirtam!!!

4 comentários:

  1. Muito massa!
    A mulher ao estilo Faustão, gorda encima e magrinha embaixo.
    Vou tentar aderir ao exercício, vou postar um memorysketch assim que possível.

    ResponderExcluir
  2. Tava sentindo falta de ver esses teus estudos por aqui, Joelson. E aqueles velhinhos, por onde andam?!?!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, não sei se os outros concordam, mas o Joelson a cada dia está dando explicações mais ricas e bacanas nos posts. Isso ajuda muito, cara. É impressão minha, ou em breve poderemos ter um bom professor de ilustração dentre os Arteiros??

    ResponderExcluir
  4. Aeeee, gurizada! Bom saber que vocês curtiram!

    _Márcio: eu vou te cobrar, cara!

    _Charlinho: Meu, eu acho que vou começar a desenhar ninfetas gostosinhas, pra ver se aumenta o acesso no meu blog, heheh. Quanto a ser professor, ainda não estou pensando sobre isso não. Quando eu escrevo um post, eu só quero ter a certeza de que a mensagem que eu estou querendo passar esteja bem clara pra que o lê.

    É isso aí, galera. Agradeço os comentários e, pra quem não comentou ainda, faço aqui um convite. Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir