quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ilustração freelance para livro didático.

Olá pessoal! Tudo certo?

Bem, pra começar sem rodeios, eu vou falar aqui a respeito de um job que eu produzi para um cliente tempos atrás, a ser publicado em um livro didático. Foi um trabalho muito bacana de ser feito, pois o tema da ilustração era bem interessante e pedia um pouco de pesquisa.

O cliente me passou um briefing, pedindo pra ilustrar um evento muito misterioso que ocorreu em meados de 2001 no estado de Kerala, na Índia, onde a chuva estava caindo com a coloração vermelha. E, é claro, esse evento gerou muita discução sobre o fato de a chuva vermelha ter origem extraterrestre. Eu não vou me aprofundar sobre esse assunto aqui, pois esse não é o foco. Se você ficou intrigado e quiser saber mais, basta dar uma rápida pesquisada no Google.

Tendo lido o briefing e conversado com o cliente sobre a ilustração para tirar toda e qualquer dúvida, pequisei sobre o assunto na web, para encontrar referências de vestimentas da Índia e sobre o local onde se passou o ocorrido. Com tudo isso em mão, era hora de começar a desenhar:

Felizmente o cliente gostou muito da primeira versão, pedindo apenas para aproximar mais os personagens na cena pois eles estão muito separados, o que foi resolvido facilmente. Mandei a segunda versão (o qual você pode ver logo abaixo) para o cliente aprovar.


Maravilha! O cliente ficou bem contente e eu pude passar para a etapa final: as cores.

Eu optei por colorir por cima do traço à lápis mesmo (sem o traço em preto), pois gosto da textura do grafite no papel e isso deixa o meu traço com um pouco mais de personalidade. Sempre que eu tento finalizar uma ilustração a nanquim, me parece sempre que o desenho perde um pouco da sua vitalidade. Não sei se isso só acontece comigo, ou se eu não sou bom com o nanquim mesmo. De qualquer forma, de uns tempos pra cá, eu venho praticamente subtraindo ainda mais as linhas nas ilustrações que eu faço para o meu acervo pessoal, como você pode conferir nos posts anteriores.

Agora, era só entregar para o cliente!

Se você tem uma dúvida, crítica ou sugestão, sinta-se a vontade em escrever aqui nos comentários, ou me mande um e-mail para j-f.souza@hotmail.com.

Obrigado e um forte abraço!


2 comentários:

  1. Demorou pra postar esse aqui, hein?
    Gostei muito da descrição.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joelson! Ficou maravilhoso! É muito bacana acompanhar esse processo de desenvolvimento, do esboço até o acabamento. O que me deixa intrigada é que não sei como você conseguiu, uma pintura tão simples mostrar tanta riqueza ao mesmo tempo. É como se a pintura fosse uma textura ao mesmo tempo. Olha, um dia me explica isso, viu õ.o...

    ResponderExcluir