segunda-feira, 5 de julho de 2010

Problemas com mosquito





Buenas, gurizada. Pra começar a semana bem, marcando presença como os amigos Márcio e Joelson, trago a vocês um freela que fiz algum tempo atrás, e agradeço ao cliente por ter permitido o uso das imagens no blog neste momento. Esta é a imagem de um mosquito, e gurizada, que coisa bem difícil é achar imagens que mostre a anatomia do mosquito.

Este foi o maior desafio neste trabalho: fazer um que parecesse um mosquito. Todos os esboços que eu fazia ficavam parecendo formigas, louva-a-deus ou outros insetos. E isto aconteceu pela dificuldade em achar as referências na internet.

Bueno, depois de um tempo me vi obrigado a fazer um meio-termo entre todas as imagens que havia recolhido como referência e parti pros esboços, até chegar a este resultado. Esta imagem foi inteiramente feita no photoshop, desde o seu esboço até sua conclusão.

Após definir com o cliente a posição que ele gostaria que a imagem ficasse e a ideia básica, comecei a trabalhar a imagem na pose final, esboçando ao mesmo tempo cabeça e corpo, porém tendo cada um como um elemento separado. Ao trabalhar a imagem totalmente em tons de cinza, fica mais prático alterar as cores depois, deixando com a tonalidade que quisermos e com liberdade para aplicarmos outras cores sobre estas.

Além da pintura, trabalhei bastante com textura nesta imagem, para dar o ar mais "alien" que este inseto pede. Por fim, uma vez escolhida a foto de fundo que serviu de palco para este malandro, tratei de desfocá-la e também certos pontos do corpo para dar destaque à sua cabeça.

Bueno, deu dor de cabeça, mas foi bem bacana de fazer este trabalho, pois aprendi muitas coisas com ele e vejo agora que posso fazê-las novamente de maneira bem mais prática. E isso é muito bom.

Veja mais:
http://hqcharlie.blogspot.com
http://charlieartwork.daportfolio.com

Contato:
arteiros.sa@gmail.com

7 comentários:

  1. Cara! A textura ficou impressionante.
    Vc trabalhou com liquify? Pq adaptou a curvatura certinho.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Ficou impressionante. Muito legal mesmo, cara! Não tenho nem o quê comentar.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, gurizada. Que bom que gostaram. Na verdade pra enxaixar as texturas, Márcio, eu usei a ferramenta warp. É um dos modos de transform, e pra mim o mais prático, quando o assunto é moldar a textura. Tu encontra a ferramenta em Edit/Transform/Warp (logo abaixo de perspective). Ela cria uma espécie de grade em torno da layer que dá o poder de aproximar e afastar livremente seus cruzamentos, e consequentemente, moldar a imagem.

    ResponderExcluir
  4. hehehehe. É! O Warp te dá o poder!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo!

    =]

    Com tons de cinza para colorir vc usa um outro Layer na opçao Color?

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thiago. Na verdade eu não crio uma nova layer de cor, e sim transformo os tons de cinza em cor. O interessante é duplicar esta layer, apenas para manter a original em PB, caso tu te arrependa depois e decida fazer diferente. Nesta cópia, tu apenas clica em Control + U (atalho para hue/saturation) e põs a opção Colorize (uma caixinha no canto inferior direito do boxe que surge). Depois é só regular a cor da maneira que tu quer e dar OK. E é assim que funciona basicamente.

    Recomendo dar uma olhada no site do Carlos Cabrera (só procurar no google). Ele dispôs uns videos totalmente free dele trabalhando para download que mostram bem este processo. O do vampiro é um que mostra bem esta técnica aplicada, embora depois eu tenha feito do meu jeito, a base tirei dali. Abração.

    ResponderExcluir