quinta-feira, 1 de julho de 2010

Diário de um freela

 Olá, moçada! Tudo certo com vocês?
Assim como o Márcio, também não queria passar a semana em branco. E blogar é uma coisa que você tem que exercitar sempre, se não, já se viu! Se você deixa de blogar uma vez só,  o monstro da preguiça pode te pegar e o teu blog pode cair no esquecimento.

Então, chega de lenga-lenga! Vamos ao que interessa!

Um cliente me encomendou essa ilustração meses atrás para ser publicado em um livro didático de inglês. Ele pediu pra ilustrar uma família nos dias atuais e, logo ao lado, como seria essa família num futuro não muito distante.
A primeira versão da ilustração esta bem pobrezinha, bem sem graça, o qual foi o motivo para o meu cliente me pedir algumas alterações. Realmente, quando eu vi a ilustração horas mais tarde, ela era bem fraca.


Então, mais tarde, e com a cabeça mais fresca, eu refiz a ilustração e, felizmente, o cliente acabou gostando muito. Logo abaixo você pode ver o lápis da mesma.


Depois disso, era só fazer a arte-final e jogar as cores.
Aqui nas cores eu já estou bem mais aliviado, já que o primeiro grande desafio foi vencido e que muitos profissionais da área encaram de vez em quando: a de encarar uma folha em branco. O que pode deixar paralisado até mesmo profissionais com anos de carreira. 

É isso aí, galera! Eu queria compartilhar um pouco mais do meu trabalho com vocês e, como eu havia dito no início deste post, não deixar passar a semana em branco e não perder o costumer.
Mande as suas críticas e sugestões e eu terei o maior prazer em lhe respoder. 
Um abraço a todos, tenham um ótimo fim de semana e boa sorte à nossa seleção amanhã contra a Holanda!

Até mais!

Veja mais: www.jfsouza-toons.blogspot.com
E-mail: j-f.souza@hotmail.com

5 comentários:

  1. Poxa, Joelson. Eu achei bem bacana esse post, mostrando todo o processo, incluindo o que não rolou. Isso acontece constantemente e é bom sempre mostrar que geralmente não se acerta de primeira e a coisa sempre passa por muitas alterações. Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Charles, esse lance de mostrar a alteração foi bem legal.
    Mas o mais interessante foi a maturidade de ver que o cliente tinha razão nas alterações que ele solicitou.
    Esse discernimento é algo que vem só com a experiência, vc saber quando a opinião do cliente é bem empasada e realmente faz sentido, ou quando não acrescenta nada.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, galera. Obrigado pelos comentários!!!

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao desenho, ficou bem bacana mesmo! Mas a visão do cliente nesse caso está equivocada. Atualmente a mulher tem chefiado as famílias brasileiras, chegando a 30% dos lares (principalmente as de baixa renda). Num futuro próximo, essa tendência vai chegar a 50%. Pesquisas também revelam que cada vez a participação masculina nos afazeres de casa está muito maior, sendo que o papel de cuidar da casa e trabalhar está sendo divido a ambos os sexos. E acho que podia ter desenhado um ipad nas mãos do pai, hehe! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, o que você comentou é bem válido nos dias de hoje. Eu mesmo sou de uma família cujo chefe é a minha mãe, que se sacrificou para criar quatro filhos. E essa realidade é a mesma de milhões por este mundo afora.
    Agora, quanto a ilustração, a idéia do cliente não era fazer uma crítica ou qualquer coisa do tipo. Eu não me lembro ao certo o objetivo desta ilustração, mas sei que era pra ser publicado em um livro didático de inglês.
    O seu comentário me lembrou de alguns casos em que nós, desenhistas, temos que tomar cuidado ao fazer uma ilustração, sabe? O de generalizar as coisas como: ilustrar um jogo de futebol só com negros, ou uma cena em que uma mulher esteja limpando o chão. Eu, pessoalmente, acho chato essas generalizações.
    No caso da ilustração deste post, acredito que o cliente não teve nenhuma má intenção. Acho que isso se deve apenas ao perfil conservador deles!
    De qualquer forma, muito obrigado pelo seu comentário e continue visitando o nosso blog e apreciando os trabalhos de todos os artistas.
    Um abraço pra você e tudo de bom!

    ResponderExcluir