segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprendendo a modelar









Buenas, gurizada. Sei que faz algum tempo que o blog anda parado, está todo mundo meio ocupado, realmente. Ainda bem que o Kai fez um post bacana (eu te falei que aquele estilo de finalização ía cair bem no teu trabalho).

Bom, pra compensar um pouco, trago a vocês meu primeiro exercício de modelagem que está dando certo no Maya. Diferente do Guildor, que eu estava fazendo no ZBrush, que funciona quase como massa de modelar digital, no Maya você trabalha com vertices, edges e faces. Pra quem não entendeu muito a diferença, vamos fazer a seguinte analogia: ZBrush é como se fosse o photoshop do 3D, e o Maya é como o Flash.

Estou achando realmente muito interessante trabalhar com 3D, meus 2 cursos terminaram e agora chegou a hora de exercitar a fundo o que aprendi. Estou com 2 livros como suporte no momento para o Maya: Dominando Maya 4 - é velho, mas passa toda a base do programa (indicação do amigo Glauco Blum, que disse que é o que ele usa quando tem dúvidas), e também o Edgeloop Character Modeling, que fala sobre as diversas técnicas de modelagem para animação. Este segundo eu peguei emprestado, mas logo vou encomendar uma edição, pois ele é excelente, ambos vem com CD/DVD de suporte.

Esta semana (espero), está chegando minha edição de ZBrush Digital Sculpting Human Anatomy, de Scott Spencer, que é um ótimo guia do ZBrush e também de anatomia para desenho, recomendo este na biblioteca de qualquer estudante de arte E ilustrador profissional.

Espero que curtam, opiniões, comentários e críticas são muito bem-vindos, já que esta é uma área nova que estou explorando e não tenho muito conhecimento de causa, portanto qualquer informação que venha a acrescentar, agradeço. Só não vale comentar que ela não tem braços, pernas, cabela ou umbigo............ ela vai ter, mas depois.
Agora vou dormir que já são 5 da manhã, ainda bem que é feriado aqui no RS!!
VIVA O 20 DE SETEMBRO!!

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